BIP

BIP
Brinquedoteca Itinerante e Popular

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Unicamp sedia Encontro Nacional de Contadores de Histórias


       A arte de contar histórias, a pluralidade de vozes, de culturas e interfaces são alguns dos temas que serão debatidos no I Encontro Nacional de Contadores de Histórias. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, na Unicamp e no SESC Campinas. 
        O objetivo é promover o encontro de diversas vozes do cenário brasileiro que atuam dentro do contexto da oralidade, das narrativas literárias em suas múltiplas dimensões culturais e de interfaces. A programação possibilitará trocas de conhecimentos entre os participantes e reflexões sobre a arte e a atividade do contador de histórias.
Elaine Cristina de Moraes, a Nani, em apresentação de contação de história
Elaine Cristina de Moraes, a Nani, durante apresentação de contação de história
     O encontro será composto por um fórum no dia 24 no Centro de Convenções da Unicamp, com mesas sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais envolvidos com a contação de histórias e iniciativas que promovem essa arte. Também serão debatidos o politicamente correto na literatura infantil, contos africanos e diversidade. No dia seguinte serão realizadas palestras no auditório da Biblioteca Central 'César Lattes' e na sala multiuso do Espaço Cultural Casa do Lago. Na hora do almoço alguns participantes irão realizar intervenções artísticas em diversos pontos do campus. Oficinas e mini-cursos com diversos temas serão realizados no período da tarde. No último dia o encontro migra para o SESC Campinas, onde será realizada uma maratona de contadores de história.
         A organizadora do encontro e funcionária da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Elaine Cristina Villalba de Moraes, também conhecida como Nani, já desenvolve há alguns anos atividades de contação de história e mediação de leitura. Ela explica que se inspirou em outros encontros para ajudar a formular um evento que pudesse reunir artistas de diferentes regiões do Brasil para trocar experiências e trazer esse universo para dentro da Universidade. “A ideia é chamar a atenção para esse ator cultural e social que tem grande importância nas politicas nacionais de incentivo à leitura, porque somos mediadores quando trabalhamos a história de um livro, imprimimos nossa arte e nossa personalidade para que a criança se sinta atraída pelos livros.”

      A programação completa do I Encontro Nacional de Contadores de Histórias está disponível no endereço. As inscrições poderão ser feitas até o inicio de cada evento.

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/08/21/unicamp-sedia-encontro-nacional-de-contadores-de-historias



Nenhum comentário:

Postar um comentário